segunda-feira, julho 14, 2008

Noticias

Diabetes pode estar ligada à infertilidade masculina

11/7/2008 -

Investigadores irlandeses declararam que a diabetes tem um efeito directo na fertilidade masculina, apesar da visão generalizada de que a doença tem pouco efeito na função reprodutiva dos homens.

Os cientistas estudaram amostras de sémen de homens com diabetes que estavam a receber terapia de insulina. Num exame microscópico inicial de rotina as amostras de sémen pareceram normais, à parte de uma ligeira diminuição de volume.

Contudo, quando os investigadores procuraram danos no ADN observaram uma realidade muito diferente. O RNA do esperma estava significativamente alterado, e muitas das alterações observadas são em transcriptos do RNA envolvidos na reparação do ADN. Uma comparação com uma base de dados de homens com fertilidade comprovada confirmou os resultados.

Os diabéticos apresentam uma diminuição significativa na sua capacidade de reparar o ADN do esperma, e uma vez que este está danificado não pode ser restaurado.

O Dr. Con Mallidis, da Universidade de Queen, em Belfast, Irlanda do Norte, revelou que o aumento nos números de diabéticos diagnosticados em idade jovem coincidiu com as preocupações mundiais sobre infertilidade masculina.

Na 24ª conferência anual da "European Society of Human Reproduction and Embryology" (ESHRE), em Barcelona, o Dr. Mallidis afirmou que este facto não é uma simples coincidência. Pela primeira vez foi demonstrado que a diabetes influencia de forma adversa a fertilidade masculina a um nível molecular.

Isabel Marques

Nenhum comentário: